Se está planejando ter um bebê, saiba que a fertilidade não depende apenas de fatores físicos. Por isso, preparamos 4 dicas para melhorar a fecundidade natural.

  • Intervalo das relações: manter uma boa frequência nas relações durante o período fértil é um fator importante para aumentar as chances de engravidar de forma natural. Recomenda-se de 2 a 3 relações nesse período.
  • Teste de ovulação: monitorar a ovulação pode aumentar a ansiedade do casal, interferindo na fertilidade da mulher. Nestes casos, pode-se realizar testes de ovulação que indicam quando a mulher está no seu período fértil.
  • Idade: como já citamos aqui anteriormente, a fertilidade muda com o avanço da idade. Na mulher, após os 35 anos as chances de engravidar diminuem cerca de 50%, e aos 40 anos a queda é de 90%. Para os homens, a alteração do sêmen só ocorre próximo dos 50 anos.
  • Cigarro e bebida: grandes vilões da fertilidade. O excesso de álcool pode causar impotência e redução de espermatozoides nos homens. E a fumaça do cigarro é toxica para os óvulos, inclusive para o desenvolvimento do embrião.

Lembrando que, após 12 meses de tentativas de gravidez sem sucesso, é aconselhável procurar um especialista em Reprodução Humana. Para as mulheres acima de 35 anos este período se reduz para 6 meses.