Essa é uma das principais preocupações das mulheres que pretendem engravidar, porém acreditam que ainda não é o momento ideal, adiando o sonho da maternidade.

Sabemos que a Fertilização In Vitro (FIV) é uma técnica que possui ótimos resultados em termos de geração de embriões, porém com o aumento da idade, as chances de gravidez e bebê nascido vão diminuindo.

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, na qual realizaram ciclos de fertilização in vitro com mulheres de 45 a 49 anos de idade, os resultados obtidos foram que todas as crianças nascidas eram das pacientes com 45 anos. Nas mulheres de 46 anos, as gravidezes foram perdidas, e nas de 47 a 49 anos, o óvulo não chegou a fertilizar.

Até os 45 anos é possível realizar a Fertilização In Vitro com óvulos próprios. Embora esta seja a idade estimada, é preciso enfatizar que varia de caso a caso.

Devemos lembrar que para as paciente acima dessa idade, com reserva ovariana baixa ou com pobres resultados na FIV, a recepção de óvulos de uma doadora jovem é uma alternativa com excelentes resultados.

Núcleo Santista de Reprodução Humana | Há mais de 25 anos ajudando a gerar vidas.