Existem um número ideal óvulos (folículos) a serem retirados, cerca de 15. Apesar disso, a quantidade varia de paciente para paciente, pois temos que considerar a questão da idade. É orgânico e cientificamente comprovado que, quanto mais jovem a mulher for, sua reserva ovariana será maior.
Existem um processo que antecede a retirada. Além da avaliação global da saúde, também é estimular a produção de mais folículos. Como dito acima, precisamos de uma boa quantia de óvulos, que serão usados no futuro em uma fertilização em vitro (FIV). A conduta pré-procedimento se chama indução da ovulação e é feita com medicamentos que prescrevemos.
Também é importante ressaltar que o congelamento de óvulos deve acontecer – se possível – antes dos 35 anos. Isso não significa que mulheres com mais de 35 anos não possam fazer, mas para atingir a quantidade ideal, pode ser necessário passar por todo o processo mais de uma vez. Outro detalhe é que o potencial fértil do ovulo também é compatível com a idade.
Caso tenham outras dúvidas sobre o procedimento, peço que deixem nos comentários. Abraços.
Núcleo Santista de Reprodução Humana | Há mais de 30 anos ajudando a gerar vidas
Consultas: (13) 3273-1193 ou (13) 3273-2693
Deixe seu comentário