A possibilidade de reverter a vasectomia é uma dúvida muito frequente nos comentários da nossa página do Facebook. Por isso, hoje vamos falar sobre a cirurgia de reversão da vasectomia.

A vasectomia é um método contraceptivo, ou seja, indicada para homens que não querem ter mais filhos. Porém, com o passar dos anos e acontecimentos pessoais, um novo relacionamento, por exemplo, o desejo de ser pai pode retornar.

Reverter a vasectomia é possível, mas é fundamental passar por uma avaliação previamente. Embora a vasectomia tenha sido considerada um procedimento permanente, os avanços da medicina aumentaram as chances de reversão.

De modo geral, pacientes que realizaram a vasectomia a menos de 10 anos tem uma boa chance de recuperar a fertilidade com a reversão. Após este período, a chance do sucesso da reversão diminui, sendo indicada a Fertilização In Vitro (FIV) e recuperação dos espermatozoides por PESA/TESA, punção testicular ou do epidídimo.

O Núcleo Santista não realiza a cirurgia de reversão da vasectomia. A nossa recomendação é que você procure um urologista de sua confiança. E lembre-se: reverter a vasectomia é uma decisão importante e que envolve o casal.

Núcleo Santista de Reprodução Humana – Gerando sonhos em forma de vida!