O tabagismo pode afetar a minha capacidade de ter um filho??

A maioria das pessoas entendem que o tabagismo aumenta o risco para doenças no coração, no sistema vascular e no pulmão. Porém muitos não percebem que fumar também pode levar a problemas com a fertilidade em homens e mulheres. Disfunção erétil e diminuição na taxa de gravidez são alguns dos problemas do tabagismo.

 

Será que o tabagismo pode afetar meus óvulos ou espermatozoides?

Produtos químicos (tais como nicotina, cianeto e monóxido de carbono) no fumo do cigarro aceleram a taxa de perda de óvulos. Infelizmente, uma vez que os óvulos morrem, eles não podem ser substituídos ou regenerados. Isto significa que a menopausa pode ocorrer de 1 a 4 anos antes em mulheres que fumam (em comparação com não-fumantes).
Fumantes do sexo masculino podem ter diminuição da qualidade do esperma com contagens mais baixas (número de espermatozoides), motilidade (movimentação) e um aumento no número de espermatozoides anormais. Fumar pode, também, diminuir a capacidade do espermatozoide de fertilizar os óvulos.

 

Como o tabagismo pode afetar a minha capacidade de engravidar?

Mulheres que fumam não engravidam de forma tão eficiente quanto as não-fumantes. As taxas de infertilidade em fumantes do sexo masculino e do sexo feminino são cerca de duas vezes as taxas de infertilidade encontradas em não-fumantes. Os riscos de problemas de fertilidade aumentam com o número de cigarros fumados por dia.
Até mesmo os tratamentos de fertilidade, como a fertilização in vitro, podem não ser capazes de superar totalmente os efeitos do tabagismo sobre a fertilidade.
Isso ocorre porque fumar danifica o material genético dos óvulos e espermatozoides, com isso as taxas de malformação ou aborto são mais elevadas entre os pacientes que fumam. A gravidez ectópica e parto prematuro também ocorrem com mais frequência entre as fumantes.

 

Eu não fumo, mas meu parceiro sim. Este fumo passivo pode afetar minha fertilidade?

Mulheres expostas ao fumo passivo podem sofrer todos os riscos para a saúde citados acima.

 

Se eu parar de fumar, minhas chances de conceber e ter uma gravidez saudável melhoraram?

Sim. Parar de fumar pode melhorar a fertilidade, embora a diminuição do número de óvulos não possa ser revertida. As taxas de complicações na gestação devido ao tabagismo diminuem quanto maior for o tempo sem fumar.
Parar de fumar pode ser muito difícil, mas estudos mostram que a chance de sucesso é maior se você dividir isto com o seu médico e/ou grupos de apoio. Às vezes, o uso temporário de uma reposição de nicotina (como: goma de nicotina ou adesivos) e/ou um medicamento chamado bupropiona, podem melhorar as chances de cessar o tabagismo.