Congelamento preserva a fertilidade da mulher

//Congelamento preserva a fertilidade da mulher

Congelamento preserva a fertilidade da mulher

Celebramos neste mês, o Dia Mundial Contra o Câncer, uma data importante, pois falamos de prevenção. Porém, muitas pessoas nos perguntam se o tratamento da doença prejudica a fertilidade.

Mesmo sendo fundamentais para alcançar a cura, infelizmente, os tratamentos para câncer podem provocar mudanças irreversíveis nos óvulos. Os danos ocorrem porque os tratamentos oncológicos, como quimioterapia e radioterapia, atingem todas as células do corpo, inclusive as células germinativas, como óvulos, o que pode levar a infertilidade.

Apesar de ser indispensável, é importante que o tratamento para o câncer seja visto de forma humanizada, ou seja, ele deve ser prioridade sim, mas é preciso ver além do momento presente… como por exemplo, a fertilidade e o sonho de ser mãe no futuro.

As mudanças no sistema reprodutivos podem ser inevitáveis, mas existe um caminho para preservar a fertilidade: o congelamento de óvulos. Neste procedimento, a retirada e congelamento dos óvulos é feito antes da quimioterapia/radioterapia para preservar a fertilidade e a gravidez no futuro. Leia mais

Por fim, toda equipe do Núcleo Santista admira profundamente a coragem de todas pessoas que passam por um tratamento de câncer, pois sabemos que não é uma tarefa fácil. Além disso, nos sentimos honrados em poder participar e contribuir para que o sonho da maternidade dessas mulheres seja atingido!

Núcleo Santista de Reprodução Humana | Há mais de 30 anos ajudando a gerar vidas
2019-02-05T13:47:22+00:00 5/02/2019|Categories: Artigos|0 Comentários

Deixe seu comentário