No mês da Mulher, vamos falar sobre SER MÃE!
Infelizmente, as mulheres sofrem pressões desnecessárias, como a obrigação de engravidar o quanto antes. Toda mulher é livre, ou seja, só ela pode decidir se quer ser mãe, bem como o momento para engravidar. Essa é uma escolha totalmente pessoal e não deve ser uma obrigação.
É claro que, do ponto de vista médico, existe uma limitação de idade, pois o corpo feminino pode passar por alterações, sendo a queda na produção de óvulos uma delas. É por isso que algumas mulheres se sentem divididas entre continuar o foco na carreira ou engravidar. Para quem vive esse impasse, a dica é refletir com calma e buscar a orientação do médico especialista. Tirar dúvidas ou simplesmente ter uma conversa com o médico pode te ajudar.
Além disso, área da reprodução humana evolui a cada ano e, apesar da idade da mulher ser algo que não podemos mudar, a tecnologia permite que você escolha quando quer ser mãe. O congelamento de óvulos é uma das tecnologias, já que podemos preservar os óvulos da mulher em idade fértil.
Para fechar, a informação mais importante é: faça suas escolhas sempre com liberdade e consciência. E mais uma vez, caso tenha muitas dúvidas não deixe de procurar o médico especialista em reprodução humana.
Feliz Dia Internacional da Mulher
Abraços, Dr. Condesmar e Dr. Carlos Marcondes
Núcleo Santista de Reprodução Humana | Há mais de 30 anos ajudando a gerar vidas
Consultas: (13) 3273-1193 ou (13) 3273-2693
Deixe seu comentário