A ovulação é um processo natural da fertilidade feminina, porém algumas mulheres apresentam dificuldade para ovular, como as mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) e assim o desejo de engravidar acaba afetado.

Para as mulheres que ovulam de maneira irregular ou que nem chegam a ovular existe um tratamento chamado indução da ovulação. O objetivo desse tratamento é estimular o ovário a produzir um ou mais óvulos no período fértil. Assim, quando o casal tiver relações sexuais nesse período, as chances de fecundação serão maiores. 

O tratamento é realizado em duas partes. Na primeira, a mulher usa medicamentos que a estimulam a produzir óvulos capazes de serem fecundados. A segunda parte é monitorar esses óvulos através de ultrassonografias.
É extremamente importante lembrar que esse tratamento só pode ser realizado com a indicação do médico especialista em reprodução humana. Usar “indutores da ovulação” por conta própria e sem acompanhamento médico é uma prática bastante arriscada.

Núcleo Santista de Reprodução Humana | Há mais de 25 anos ajudando a gerar vidas.