Recebemos muitos comentários e mensagens aqui na página sobre essa questão, pedindo orientações sobre qual é o momento de procurar o especialista em Reprodução Humana. Por isso hoje vamos falar sobre esse tema.

De acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, “a infertilidade é uma doença definida pela falência em atingir-se a gravidez após 12 meses ou mais”. Ou seja, se você e seu parceiro ou parceira estão tentando engravidar sem proteção há cerca de 1 ano e, infelizmente, não conseguiram, esse é o momento de procurar ajuda.

É importante ressaltar que em algumas condições é preciso procurar ajuda médica após 6 meses de tentativas. Entre essas condições: mulheres acima de 35 anos, histórico de doenças sexualmente transmissível em um dos parceiros, histórico de dois ou mais abortamentos, entre outras.

Se após a consulta com o especialista, for diagnosticada a infertilidade ou algum problema que está dificultando a desejada gravidez, a boa notícia é que com os avanços da medicina reprodutiva existem possibilidades de tratamento, podendo, assim, proporcionar ao casal a alegria da paternidade e da maternidade.

Se você está tentando, mas não consegue engravidar, não deixe de procurar orientação médica. O médico especialista em reprodução humana saberá avaliar o seu caso e indicar, caso seja necessário, o melhor tratamento para realizar o seu sonho.

Núcleo Santista de Reprodução Humana | Há mais de 25 anos ajudando a gerar vidas.