Muitas gestantes ficam em dúvida sobre qual a melhor posição para dormir, de modo que não prejudique o bebê. Uma recente pesquisa realizada na Inglaterra, revelou que a pior posição para a grávidas dormirem é de barriga para cima.

De acordo com a pesquisa publicada no British Journal of Obstetrics & Gynaecology, essa posição pode trazer risco de morte ao bebê, antes mesmo que ele nasça, porque compromete a circulação sanguínea e diminui o fluxo sanguíneo que chega até o bebê.

A melhor posição para a gestante dormir é virada para o lado esquerdo. Essa posição reduz a pressão na cava, veia responsável por retornar o sangue dos membros inferiores para o coração, o que melhora esse retorno venoso e facilita a circulação. Além disso, favorece a chegada de sangue à placenta.

Para facilitar o corpo a ficar nessa posição, use travesseiros entre os ombros e as pernas, eles ajudam a ficar mais confortável. E o mais importante: é preciso atenção, mas sem pânico! Se você acordar durante a noite e estiver de barriga para cima, não fique nervosa. Vire para o lado esquerdo tranquilamente e volte a dormir.