O que é ovulação?

A ovulação é a liberação de um óvulo do ovário e é essencial para engravidar. A ovulação é desencadeada espontaneamente cerca de 36-40 horas após os níveis sanguíneos de um hormônio chamado hormônio luteinizante (LH) subir. Isso é chamado de pico de LH. Uma vez liberado do ovário, o óvulo é captado e viaja pelas trompas de Falópio onde ele pode encontrar o esperma (sêmen) para ser fecundado.

 

Por que a ovulação é importante?

Problemas com a ovulação são causas comuns para a infertilidade. Para um casal que está tentando engravidar, saber quando a mulher está prestes a ovular pode ser muito útil no planejamento de quando ter relações sexuais. Se uma mulher está procurando o motivo dela não estar conseguindo engravidar, é útil saber se ela está ovulando.

Ter períodos menstruais regulares entre 25 e 35 dias de duração acompanhada de cólicas menstruais é uma boa indicação da ovulação.
Existem várias maneiras de testar a ovulação, incluindo: o gráfico da temperatura corporal basal (BBT), kits de teste de urina para medir os níveis de LH, exames de sangue para medir os níveis de certos hormônios e ultrassonografia transvaginal.

 

Que testes estão disponíveis para verificar a ovulação?

Os exames de sangue para medir os níveis de hormônio.
Estradiol (um tipo de hormônio estrogênio) é produzido pelo folículo à medida que cresce, esses níveis sobem rapidamente pouco antes da ovulação. Se os medicamentos de fertilidade estão sendo utilizados para levar gerar uma ovulação, os níveis de estradiol são verificados com mais frequência para observar o crescimento do folículo, mas ele não é usado para dizer-lhe quando você pode ovular.

Um aumento nos níveis de LH no sangue pode prever quando o folículo (bolsa onde o óvulo amadurece) está maduro e pronto para a ovulação. Porque LH é liberado em pulsos ou rajadas curtas, o pico de LH nem sempre é encontrado por um exame de sangue ou urina único.

O aumento dos níveis de progesterona no sangue de uma semana antes do período menstrual geralmente indica a ovulação, mas não é possível prever quando isso vai ocorrer.

 

Kits de teste de urina para medir (LH) os níveis de hormônio luteinizante

Estes kits estão disponíveis em farmácias e apontam as mudanças no nível de LH na urina de uma mulher. Uma vez que o hormônio LH acumula-se na urina então é através dela que realiza sua detecção, a ovulação ocorre geralmente dentro de 12 a 24 horas (geralmente cerca de 14 dias antes do início do período menstrual). Para as mulheres com períodos irregulares, o teste de urina deve ser programado de acordo com as primeiras e últimas datas possíveis esperada para ovular. O exame de urina para medir o pico de LH deve começar pelo menos 2 dias antes da data provável da ovulação e continuar até o pico de LH ou até vigésimo dia do ciclo.

Existe uma possibilidade de 80% de detectar a ovulação com 5 dias de testes, e uma possibilidade de 95% com 10 dias de teste. Uma vez que o pico de LH é documentado, não é mais necessário continuar o teste durante esse ciclo. Ocasionalmente, pode não ocorrer a ovulação num ciclo, apesar de um aumento repentino de LH. Se a ovulação não é detectada em dois ou mais ciclos seguidos, pode haver um problema com a ovulação e você deve discutir este assunto com seu médico.

Alguns kits de teste de fertilidade verificam tanto o LH como o estrógeno na urina. Isso não significa, necessariamente, aumentar suas chances de gravidez e não deve ser usado se estiver tomando medicamentos que ajudam na ovulação.

 

Ultrassonografia transvaginal

O óvulo se desenvolve dentro de uma parte chamada do folículo do ovário (uma bolsa cheia de fluido). Enquanto o óvulo fica pronto para ovular o folículo cresce. O crescimento folicular pode ser medido com o ultrassom, uma técnica que utiliza ondas sonoras para produzir uma imagem num monitor, através da introdução da sonda na vagina. Antes da ovulação, o folículo é de paredes finas e cheio de líquido. A ovulação geralmente acontece quando as medidas do folículo estão entre 1,8 e 2,5 centímetros. Para as mulheres fazendo o tratamento para fertilidade, ultrassom pode ajudar a relação programada ou inseminação. Em mulheres que tomam medicamentos para a fertilidade, ultrassom pode ser realizado em vários dias diferentes durante o ciclo menstrual para medir e monitorar cada folículo.

 

Gráficos de Temperatura corporal basal (BBT)

A medição diária da temperatura corporal basal pode ajudar a determinar se a ovulação ocorreu. No entanto, os gráficos de BBT são apenas uma estimativa do tempo de ovulação e podem confirmar que a ovulação já aconteceu, mas não preveem quando isso pode ocorrer. Apesar de não serem muito úteis ou precisos, é uma maneira barata e fácil de coletar informações em casa.

 

Conclusão

Embora determinar quando é que ocorre a ovulação pode parecer frustrante e demorado, muitas vezes esse é um passo essencial no sentido de alcançar a gravidez. É importante que as mulheres trabalhem com seus médicos para decidirem qual o método de detecção da ovulação é melhor para cada caso. Se estes testes indicarem que a mulher não está ovulando, ou que ela tem ciclos irregulares, os tratamentos estão disponíveis para corrigir o problema e aumentar as chances de uma gravidez bem sucedida.