Ovulação é a liberação de um óvulo de seu folículo em um dos dois ovários da mulher. Este fenômeno é um dos fatores mais importantes para conseguir engravidar. Uma vez que o óvulo é liberado, ele é apanhado por uma das trompas e começa a viajar até o útero. Para que a concepção ocorra, o homem deve ejacular o sêmen na vagina da mulher perto do momento da ovulação. Além disso, o esperma do homem tem de ser capaz de “nadar” através do muco cervical até chegar no útero ir para a trompa de Falópio, onde deve juntar-se e penetrar no óvulo, a fim de fertilizá-lo. O óvulo fertilizado permanece na trompa de Falópio durante alguns dias e, em seguida, continua viajando até chegar no útero e implantar no endométrio (revestimento do útero). Se tudo correr bem, uma criança nasce, aproximadamente, nove meses depois.

A ovulação é acionada por uma onda de hormônio luteinizante (LH) no sangue da mulher, e ocorre aproximadamente 36 horas após o início deste pico. Se o óvulo é fertilizado e implanta no endométrio, uma gravidez é estabelecida. Se uma gravidez não é estabelecida, o revestimento do endométrio que se desenvolve em preparação para a gravidez é derramado como fluxo menstrual.

Por causa de uma variedade de problemas, pode ocorrer uma interrupção da ovulação e resultar em infertilidade. Existem várias formas de detectar a ovulação, incluindo kits de teste de urina para medir os níveis de LH, ultrassom transvaginal, biópsia de endométrio, exames de sangue para medir os níveis hormonais, e a temperatura do corpo.

 

Kits de teste de urina para medir o nível de hormônio luteinizante (LH)

Vários testes de previsão da ovulação estão disponíveis em drogarias. Estes kits usam fitas de teste que mostram as variações do nível de LH na urina. Uma vez que o pico de LH tenha ocorrido, a ovulação ocorre geralmente dentro de 12 a 36 horas. O exame de urina geralmente deve iniciar dois dias antes da data provável da ovulação. Para as mulheres com ciclos de 28 dias, a ovulação ocorre geralmente do 13º ao 15º dia. Para as mulheres com ciclos menstruais irregulares, o teste de urina deve ser programado de acordo com as primeiras e últimas datas possíveis de ovulação. Se o ciclo varia entre 27 a 34 dias, a ovulação ocorre geralmente entre os dias 13º ao 20º. Portanto, o teste deverá começar no 11º dia e continuar até a ovulação ser indicada ou até ao dia 20º dia. Há uma chance de 80% de detectar a ovulação com cinco dias de teste, e uma possibilidade de 95% com 10 dias de teste. Uma vez que a ovulação foi detectada pelo teste, não é mais necessário continuá-lo durante esse ciclo. Ocasionalmente, pode não ocorrer à ovulação num ciclo particular. Se a ovulação não é detectada em dois ou mais ciclos sucessivos, um problema ovulatório pode estar presente e seu médico deverá ser consultado.

 

O ultrassom transvaginal

O crescimento folicular pode ser medido com ultrassom, uma técnica que usa ondas sonoras para produzir uma imagem na tela de um monitor. Este é um procedimento indolor geralmente feito com uma sonda inserida no interior da vagina, mas pode ser feito com uma sonda externa colocada sobre o abdómen. Antes da ovulação, o folículo das paredes finas é cheia com fluido. Com o óvulo dentro do folículo desenvolve o aumento no tamanho dos folículos. A ovulação ocorre geralmente quando as medidas dos folículos chegam em cerca de 1,8 a 2,5 centímetros. O ultrassom pode ser útil para programar a relação sexual ou a inseminação. Em mulheres que tomam medicamentos para a fertilidade, o ultrassom pode ser realizado em diferentes dias durante o ciclo menstrual, de modo que cada folículo possa ser medido com precisão e controladamente.

 

Biópsia endometrial

Progesterona, um hormônio ovariano natural ajuda a preparar o endométrio para receber um embrião. Uma biópsia do endométrio é ocasionalmente utilizada para determinar se uma mulher tem ovulado, e se o endométrio tem sido adequadamente estimulado pela progesterona. Durante este procedimento clínico, uma pequena quantidade do tecido endometrial do interior da cavidade uterina é removido e examinado sob um microscópio. Este teste é realizado pouco antes da data prevista para a menstruação.
Para interpretar a biópsia do endométrio, o médico precisará saber o dia em que a menstruação deve começar após a biópsia.

 

Testes de sangue para medir os níveis de hormônio

Os níveis de progesterona elevados no sangue geralmente estão associados com a ovulação. Um teste de sangue para medir a progesterona pode ser realizado cerca de uma semana antes do início previsto da menstruação seguinte. O pico de LH ocorre pouco antes da ovulação. Os níveis de LH no sangue ou na urina podem ser medidos a fim de prever quando o folículo estiver maduro e pronto para a ovulação. O estrogénio é secretado pelo folículo crescente e sobe rapidamente antes da ovulação. Se a ovulação está sendo induzida com medicamentos de fertilidade, podem ser necessárias medições do nível de estrogênio frequentes para determinar o crescimento folicular.

 

Temperatura basal corporal

O gráfico da temperatura basal do corpo ajuda a controlar a duração das diferentes fases do ciclo menstrual, e pode ajudar a determinar quando a ovulação ocorreu. Durante a fase folicular, a temperatura do corpo da mulher é relativamente baixa. Quando a produção de progesterona começa na ovulação, ela produz um aumento de temperatura com um aumento mínimo de 0,5 graus. Um aumento da temperatura do corpo por vários dias indica que a ovulação ocorreu. Estes gráficos não podem prever quando a ovulação irá ocorrer; eles só confirmam se a ovulação ocorreu. Algumas mulheres vão monitorar mudanças em suas muco cervical juntamente com a sua temperatura basal. Com a aproximação da ovulação, o muco cervical da mulher se torna mais abundante, fino, escorregadio e elástico. Esta é uma maneira, natural para ajudar a identificar dias mais férteis de uma mulher.

 

Conclusão

Apesar de determinar quando a ovulação está ocorrendo possa parecer um pouco demorado, muitas vezes é um passo essencial para conseguir a gravidez. É importante que as mulheres trabalhem com seus médicos para decidir qual método de detecção da ovulação é melhor para elas. Se estes testes indicam que a mulher não está ovulando, ou que ela tem ciclos irregulares, os tratamentos estão disponíveis para corrigir este problema e aumentar as chances de uma gravidez bem sucedida.