A infertilidade é “a incapacidade de conceber após 12 meses de relações sexuais desprotegidas.” Ou seja, um casal que não é capaz de engravidar após um ano de tentativa. No entanto, para as mulheres com idade acima dos 35 anos com incapacidade de conceber após 6 meses de tentativa, já devem passar por uma avaliação com um especialista.
É uma doença comum?
Infertilidade afeta 10% -15% dos casais. Isso a torna uma das doenças mais comuns para as pessoas entre as idades de 20 e 45. Além disso, quanto mais tempo uma mulher tenta engravidar sem conceber, menor são suas chances de engravidar sem tratamento médico. A maioria (85%) dos casais com fertilidade normal irá engravidar dentro de um ano de tentativas. Se um casal não concebe no primeiro ano, suas chances de sucesso ficam menores a cada mês. Isto acontece mais rapidamente quanto a mulher envelhece.
O que pode causar infertilidade?
Idade: A idade de uma mulher pode ter um grande efeito sobre a sua capacidade de ter um bebê, especialmente quando ela entra seu 30s e 40s. Para uma mulher saudável de 20 anos ou 30 anos, as chances de conceber a cada mês é 25% -30%. Mas no momento em que uma mulher tem 40 anos de idade, as chances são de 10% ou menos.
Problemas de ovulação
Se uma mulher não ovula (liberar um óvulo) uma vez por mês, ela pode ter problemas para engravidar. Problemas como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), doenças da tireoide, e outros distúrbios hormonais podem afetar a ovulação e levar à infertilidade. Mulheres que não têm períodos menstruais regulares muitas vezes não ovulam. As mulheres que estão acima do peso ou abaixo do peso são mais propensas a ter problemas com a ovulação do que mulheres de peso normal. Essas mulheres podem querer ver um médico especialista em fertilidade (endocrinologista reprodutivo) no primeiro ano de tentativas para engravidar.
Trompas de Falópio danificadas ou bloqueadas
Trompas de falópio são os tubos ligados ao útero, onde o esperma e o óvulo normalmente se encontram. Tubas bloqueadas ou danificadas podem causar a infertilidade ou gravidez ectópica (gravidez fora do útero). As chances de ter tubas bloqueadas são mais elevadas em mulheres que têm ou tiveram endometriose, cirurgias na pelve, ou infecções sexualmente transmissíveis (como a gonorreia ou clamídia). Mulheres que estão preocupados com a saúde de suas trompas devem discutir este assunto com o seu médico logo no início do processo de tentar engravidar.
Fator masculino
Um terço de todos os casos de infertilidade são devido a um problema no parceiro masculino. Em outro terço dos casos, a infertilidade é devido a uma combinação de problemas masculinos e femininos. No parceiro do sexo masculino, a infertilidade pode ser causada por não ser capaz de produzir ou ejacular o esperma. A qualidade do esperma também é importante e é medida pela quantidade, o movimento, e a forma do esperma. Às vezes outros problemas médicos podem afetar a capacidade de um homem para produzir quantidades normais ou esperma de qualidade normal. Homens com diabetes, por exemplo, pode ter problemas para ejacular. Homens com fibrose cística pode ter um bloqueio que impede o esperma de ser ejaculado. Homens com sobrepeso, aqueles que fumam, ou homens que usam drogas recreativas, tais como maconha são mais propensos a ter problemas com seu esperma.
O que posso fazer sobre a minha infertilidade?
Passar em consulta com um especialista em fertilidade pode ajudar o casal que não consegue engravidar. Mulheres podem consultar um endocrinologista reprodutivo, e os homens, um urologista especializado em fertilidade. Em alguns (10% ou mais) dos casos, porém, pode não haver uma razão óbvia para que um casal não consiga engravidar. Isto é conhecido como infertilidade inexplicada ou infertilidade sem causa aparente. Tratamentos de fertilidade muitas vezes podem ajudar esses casais com infertilidade inexplicada.
Quando devo consultar um especialista?
Geralmente, um casal deve procurar um especialista em Reprodução Assistida caso não tenham sido capazes de conceber no prazo de 12 meses de tentativas.
Se uma mulher tem 35 anos ou mais, ela deve consultar um especialista em fertilidade se ela não engravidou depois de 6 meses de tentativas. Se uma mulher tem menos de 35 anos, mas tem um histórico familiar de menopausa precoce, outras problemas de saúde que podem causar menopausa precoce, ou tenha tido certos tratamentos de câncer, ela pode considerar procurar um aconselhamento de fertilidade mais cedo.
Um casal pode também procurar uma consulta de fertilidade mais cedo se houver um risco para a infertilidade, tais como ciclos menstruais irregulares ou risco potencial de danos à trompa de Falópio. Para os homens que têm problemas de saúde prévios que podem aumentar as chances de infertilidade, tais como problemas de infância com os testículos ou o tratamento do câncer, o casal pode procurar uma avaliação mais cedo.
[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]
Deixe seu comentário