Veja abaixo algumas perguntas frequentes sobre fertilidade masculina.

Quais são as nossas chances de conceber?

A possibilidade de um casal engravidar tendo relações sexuais é de 20% a 37% por três meses, 75% em seis meses, e 90% em um ano. Daqueles casais que não concebem no primeiro ano, há uma média de 50% que irão engravidar no próximo ano, porem casais que têm tentado sem sucesso engravidar devem consultar um especialista em fertilidade. Cerca de 20% dos casos de infertilidade são devido a um fator isolado do lado masculino. Outros 30% envolvem os fatores masculinos e femininos.

 

Como é avaliada a fertilidade masculina?

A primeira maneira que um médico avalia a fertilidade masculina envolve um exame físico e histórico médico. Depois disso, o sêmen é avaliado. O sêmen é normalmente coletado em um coletor estéril através da prática da masturbação.

O teste de sêmen ou espermograma dá informações importantes sobre a quantidade, movimento e forma dos espermatozoides. Se a contagem de esperma é normal e os mesmos são de forma normal, movendo-se normalmente, não há complicações aparentes para uma provável concepção. Se os resultados são anormais, o esperma deve ser examinado. Doença ou medicamentos receitados por mais ou menos três meses podem prejudicar os espermas ejaculados no dia do exame. Exames de sangue também podem ser utilizados para ajudar a avaliar os problemas de fertilidade masculina.

 

Quantas vezes um casal deve manter relações sexuais para a melhor produção de esperma?

Surpreendentemente, longos períodos de abstinência podem diminuir a qualidade do esperma. Os casais devem ter relações sexuais por pelo menos duas a três vezes por semana durante o período fértil. Um casal tem mais chances de gravidez se tiverem relações sexuais a cada um ou dois dias durante o período fértil. Para calcular seu período fértil converse com seu ginecologista.

 

Existem práticas durante a relação sexual que podem melhorar nossas chances de engravidar?

O esperma ejaculados na vagina atinge as trompas de falópio em poucos minutos, independentemente da posição durante a relação sexual. Além disso, não há evidências de que o orgasmo ou repouso prolongado após a relação sexual aumentem a chance de concepção. Alguns lubrificantes comerciais e outras substâncias utilizadas para a lubrificação devem ser evitados durante o período fértil pois podem fazer com que o esperma se movimente de forma mais lenta e diminua a sua capacidade de sobreviver. Caso seja necessário, você pode querer discutir opções de lubrificantes com o seu médico, uma vez que existem alguns lubrificantes que são considerados mais seguros para os casais que estão tentando engravidar.

 

A dieta afeta a fertilidade?

A obesidade tem sido claramente associada à produção de espermatozoides prejudicados. Homens com sobrepeso interessados em otimizar a fertilidade devem tentar alcançar um peso corporal ideal. Antioxidantes, tais como as vitaminas C e E, encontrados na maioria dos polivitamínicos, podem causar um ligeiro aumento na contagem e movimentação dos espermatozoides. Frutas e legumes também fornecem uma fonte natural de antioxidantes e devem ser parte de uma dieta equilibrada e saudável.

 

Quais são os efeitos do tabagismo e uso de drogas?

O tabagismo está associado com a redução da qualidade do sêmen.

Homens que querem conceber um bebê saudável devem considerar parar de fumar imediatamente. Além disso, drogas recreativas, incluindo esteróides anabolizantes e maconha, estão associadas á queda da função do esperma e não devem ser usados.

 

O tipo de cueca pode afetar a qualidade dos meus espermatozoides?
Alguns estudos sugerem que o uso de cueca apertada pode elevar a temperatura em torno do testículo e causar uma diminuição na qualidade do sêmen. Escolher uma cueca boxer, por exemplo, pode ser uma maneira de evitar este problema.

Além disso, devem-se evitar situações que elevam a temperatura testicular (como banheiras de hidromassagem ou usar laptops no colo). Alguns medicamentos, juntamente com condições médicas crônicas e febres altas, podem prejudicar a capacidade do corpo de produzir espermatozoides. Pergunte ao seu médico quais medicamentos podem afetar o seu potencial de fertilidade.

 

Como posso melhorar nossas chances de conceber naturalmente?

Como muitos aspectos da nossa saúde, a fertilidade do homem é melhorada através da adoção de um estilo de vida saudável. A manutenção de um peso ideal, uma dieta rica em antioxidantes (encontrado em frutas e vegetais), bem como o uso de polivitamínicos podem melhorar a qualidade do sêmen.

Reduzir o estresse e controlar doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes, também podem aumentar as chances de um homem engravidar a sua parceira. Lembre-se que tais alterações no estilo de vida do homem vão demorar cerca de três meses para mostrar uma melhoria no sêmen.