A possibilidade de reverter uma cirurgia de laqueadura é uma dúvida muito frequente. Por isso, nesse post vamos falar um pouco sobre a cirurgia de reversão da laqueadura. Bom, antes de explicar sobre a reversão, vamos a uma breve explicação sobre o que é a laqueadura.

A cirurgia de laqueadura consiste na obstrução ou secção das tubas uterinas, com o objetivo de impedir o encontro natural do óvulo com o espermatozoide. Dessa forma, a cirurgia é indicada para mulheres ou casais que não desejam engravidar ou terem mais filhos.

Porém, com o passar do tempo o desejo de ter mais filhos (na mesma ou em nova união), faz com que algumas mulheres procurem a cirurgia de reversão do procedimento.

Alguns fatores são determinantes para o sucesso da reversão da laqueadura: a idade, o potencial fértil e a técnica que foi utilizada na época. Explicando melhor o último fator; dependendo do local onde a obstrução ou secção foi realizada e do comprimento de tuba uterina que foi excluída, a cirurgia pode se tornar inviável ou com baixa probabilidade de reversão.

É muito importante que antes de realizar a cirurgia para voltar a engravidar, a mulher verifique se ela tem boas condições. Se a reversão não for possível, o casal pode recorrer a Fertilização In Vitro com ótimas chances de gravidez.
E vale ressaltar: apenas depois de uma consulta médica e exames específicos é possível recomendar a melhor opção para cada paciente.

Núcleo Santista de Reprodução Humana | Há mais de 25 anos ajudando a gerar vidas.