Vacinas são uma boa idéia se eu estou tentando engravidar?

As vacinas ajudam a proteger contra infecções por vírus ou bactérias específicas. Elas são administradas por um profissional de saúde (enfermeiro ou médico) através de injeção, spray nasal, ou comprimido tomado por via oral. As vacinas normalmente contêm pequenos pedaços das bactérias ou vírus em uma forma enfraquecida podendo ser vivo ou morto. Por exemplo, a vacina contra a varicela é uma injeção que contém partículas enfraquecidas do vírus da varicela. O vírus que está na vacina não é potente o suficiente para causar uma infecção, mas deve estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos. Estes anticorpos ajudam a proteger contra futuras infecções.

 

Por que eu preciso pensar sobre as vacinas, se eu estou lidando com a minha fertilidade?

Vacinas podem ajudar a prevenir complicações graves durante a gravidez. Por exemplo, a rubéola é uma infecção viral que pode levar a defeitos graves congênitos ou até mesmo um aborto, se a mãe não foi vacinada e ocorrer a infecção enquanto está grávida. A vacina contra a rubéola antes da gravidez pode ajudar a prevenir esta infecção e suas consequências.
Outro exemplo é a Gripe (influenza). Se a gripe é contraída durante a gravidez, pode levar ao parto prematuro ou aborto espontâneo. A gripe também pode levar a infecções pulmonares graves na mulher grávida e até mesmo a morte.

 

Qual é a melhor época para ser vacinada?

Algumas vacinas, tais como a da hepatite B ou da gripe, são seguras para receber antes e durante a gravidez.
Outras vacinas, tais como as da varicela ou rubéola, contêm versões enfraquecidas, mas ainda vivas dos vírus/bactérias, são indicadas para serem aplicadas pelo menos um mês antes de engravidar. Converse com seu médico sobre como programar as vacinas essenciais.

 

Quais são alguns dos efeitos colaterais da vacina?

A maioria das pessoas apresentam pouco ou nenhum efeito colateral após receber uma vacina. Às vezes, depois de receber a vacina por injeção, pode ocorrer inchaço da pele, vermelhidão ou dor músculo no local da injeção, no caso das vacinas intramusculares.
Se você é alérgico a determinados medicamentos, alimentos ou outras substâncias, fale com o seu médico antes de se vacinar, pois algumas vacinas podem conter estas substâncias.

 

Estou tomando corticóides orais para um problema de saúde. Posso ainda assim ser vacinada?

Determinadas vacinas não devem ser utilizadas em pacientes que usam corticóides ou outros medicamentos que interfiram no sistema imunológico. Certifique-se de discutir o seu histórico de saúde, incluindo todos os medicamentos que toma com o seu médico antes de ser receber a vacina.

 

As vacinas podem causar autismo ou defeitos de nascença?

Não há nenhuma evidência médica de que as vacinas causam autismo ou outros problemas em crianças cujas mães foram devidamente vacinadas. Pelo contrário, caso não sejam devidamente vacinadas, podem ocorrer sérios problemas de saúde para a mãe e para a criança.